Pular para o conteúdo principal

O perigo de se misturar água sanitária com outros produtos!!

Primeiro de tudo: o que é Água Sanitária?


De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “são soluções aquosas à base de hipoclorito de sódio ou cálcio, com teor de cloro ativo entre 2,0 a 2,5% p/p, durante o prazo de validade (máximo de 6 meses). Produto poderá conter apenas hidróxido de sódio ou cálcio, cloreto de sódio ou cálcio e carbonato de sódio ou cálcio como estabilizante. Pode ter ação como alvejante e de desinfetante de uso geral”.

O hipoclorito de sódio, NaClO, é um sal formado a partir da reação do Hidróxido de sódio (NaOH) com o gás cloro (Cl). Misturar água sanitária com outros produtos pode ter péssimos resultados!!

Água sanitária + vinagre:


Quando o NaClO reage com o ácido acético (CH3COOH)

reação entre água sanitária e vinagre


O que se forma é o ácido hipocloroso, que ao entrar em contato com o aparelho respiratório, pode causar sérios danos.

Água sanitária + amônia:


Muitos produtos de limpeza contém amônia (NH3). Em geral detergentes, desinfetantes, ceras e produtos para limpar piso contém a substância. Quando ela reage com o NaClO, pode formar as chamadas cloraminas, substâncias conhecidas pelo risco que trazem ao organismo.

reação formação cloramina


Através de uma reação de dupla troca, neste exemplo vemos a formação da monocloramina e água.

A mistura de água sanitária com limpadores extra fortes (tipo Veja X14, Lisol) também não é aconselhada, uma vez que estes limpadores contém grandes quantidades de cloro, entre outras substâncias.


Basicamente, o recado é: NUNCA misture produtos de limpeza. Se possível, procure evitar o uso de produtos muito fortes. Vinagre e bicarbonato de sódio, por exemplo, são excelentes substitutos!!!




Comentários

  1. Professora, obrigada. Este post causará mudança em meus hábitos e melhorará a qualidade de vida de minha família e minha. Sua iniciativa ajuda a salvar vidas. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, conscientização e muito importante, muitas vezes temos atitudes que são arriscadas, sem saber!!! Obrigada

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Eu usei cloro com veja e amonia pra limpa casa agora nao paro de espirra oqe faco pra isso para eu para de espirra

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia... Tinha mofo no meu quarto, daí Misturei vinagre, sal, água e alvejante... Fiquei sem conseguir respirar direito...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. E pode misturar agua sanitaria com bicarbonato de sodio?

    ResponderExcluir
  6. perigo.morte.asfixia.cuidado.produto.quimico.nao
    misturereeeeee.ok.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Função da placenta, cordão umbilical e saco amniótico.

É comum ver as pessoas errando feio sobre a função destas três estruturas envolvidas com o desenvolvimento fetal: placenta, cordão umbilical e saco amniótico. Já cansei de ver gente falando que a placenta "envolve" o bebê, e o cordão é o responsável por sua nutrição (não deixa de ser), então, vamos explicar direito! Então vamos por partes: O que é a placenta? Basicamente, a placenta é uma estrutura formada por células trofoblásticas (células externas da blástula, estrutura que se forma após a fecundação e divisão celular do óvulo). Ela começa a se formar por volta do 16º dia após a fecundação. Ela fica localizada em geral na parte superior do útero, NUNCA envolvendo o feto todo!!! Em alguns casos, a placenta pode se localizar na saída do útero (placenta prévia). Quando isto ocorre no início da gravidez, em geral ela acaba subindo e assumindo a posição correta. Se por acaso, no final da gravidez ela não estiver na posição correta e continuar bloqueando a saída do útero

O uso indiscriminado de antibióticos e a resistência bacteriana

Hoje vi uma imagem compartilhada no Facebook que me preocupou muito. Uma manicure ensinava a adicionar amoxicilina ao esmalte, com a intenção de fortalecer as unhas. Você tem noção do risco que este tipo de atitude trás para sua saúde?? A amoxicilina é um antibiótico, um derivado da penicilina, cuja venda é controlada no Brasil, ou seja, para comprar é preciso receita, e uma via da receita fica retida na farmácia. Isso é frescura?? Não, pode ter certeza que não. Antibióticos, principalmente os derivadas da penicilina, possuem um risco muito alto de gerar reações alérgicas (ou seja, são altamente alergênicos). Por isso, o uso indiscriminado pode acabar gerando sensibilização e reações alérgicas. Imagine, ficar usando o remédio a toa, e quando tiver uma infecção, não poder usá-lo poi desenvolveu alergia??? Outro fator de risco: a resistência das bactérias. Bactérias resistentes a antibióticos ocorrem de forma natural. Estudos já estimaram que no Brasil até 80% das bactér