terça-feira, 20 de outubro de 2015

Último episódio de CSI

Há 15 anos atrás, não via adolescentes falando em serem peritos criminais. Na verdade, ninguém sabia direito o que um perito fazia. Mas isso mudou aós o fenômeno CSI, a série que popularizou (e glamorizou) um trabalho de extrema importância, realizado por cientistas de diferentes áreas. E agora, a série chega ao fim.




Irá ao ar nesta quarta, dia 21/10, pelo AXN o último episódio da série Crime Scene Investigation - CSI. A série que trouxe para dentro de nossas casas o intrincado universo da investigação criminal, coleta e análise de amostras DNA, dentre tantos outros conceitos que até então eram completamente desconhecidos.

A contribuição que a série trouxe para a divulgação de diversos conceitos científicos é enorme. 10 anos atrás, quando comecei a dar aula, não via meus alunos falando que queriam ser peritos criminais quando crescessem, aliás, mal se sabia o que um perito fazia, não existiam especializações no país. Hoje em dia volta  e meia um aluno vem me perguntar o que precisa estudar para ser perito.

É claro que sabemos que a profissão não é aquele glamour todo. Tenho amigos peritos na vida real, e o buraco é bem mais embaixo. quem me dera um resultado de DNA sair tão rápido!!! Mas sim, a série trouxe uma nova visão para o meio científico em geral. Ser cientista deixou de ser chato, um cara trancado em um laboratório cheio de tubos e equipamentos, e passou a ser legal.

Muitos personagens mudaram ao longo destes 15 anos, aliás, Grissom deve aparecer no último episódio! Mas os casos sempre cativaram. Muitos episódio que emocionam (assista o episódio 19 da primeira temporada, "Gentle, gentle", sem ficar com o coração apertado, impossível). E por isso, com toda certeza, CSI vai deixar saudades.

Então, amanhã, às 22:00, quem é fã tem compromisso marcado!!!!

"Siga as evidências" - Gil Grissom

Um comentário: