Pular para o conteúdo principal

Último episódio de CSI

Há 15 anos atrás, não via adolescentes falando em serem peritos criminais. Na verdade, ninguém sabia direito o que um perito fazia. Mas isso mudou aós o fenômeno CSI, a série que popularizou (e glamorizou) um trabalho de extrema importância, realizado por cientistas de diferentes áreas. E agora, a série chega ao fim.




Irá ao ar nesta quarta, dia 21/10, pelo AXN o último episódio da série Crime Scene Investigation - CSI. A série que trouxe para dentro de nossas casas o intrincado universo da investigação criminal, coleta e análise de amostras DNA, dentre tantos outros conceitos que até então eram completamente desconhecidos.

A contribuição que a série trouxe para a divulgação de diversos conceitos científicos é enorme. 10 anos atrás, quando comecei a dar aula, não via meus alunos falando que queriam ser peritos criminais quando crescessem, aliás, mal se sabia o que um perito fazia, não existiam especializações no país. Hoje em dia volta  e meia um aluno vem me perguntar o que precisa estudar para ser perito.

É claro que sabemos que a profissão não é aquele glamour todo. Tenho amigos peritos na vida real, e o buraco é bem mais embaixo. quem me dera um resultado de DNA sair tão rápido!!! Mas sim, a série trouxe uma nova visão para o meio científico em geral. Ser cientista deixou de ser chato, um cara trancado em um laboratório cheio de tubos e equipamentos, e passou a ser legal.

Muitos personagens mudaram ao longo destes 15 anos, aliás, Grissom deve aparecer no último episódio! Mas os casos sempre cativaram. Muitos episódio que emocionam (assista o episódio 19 da primeira temporada, "Gentle, gentle", sem ficar com o coração apertado, impossível). E por isso, com toda certeza, CSI vai deixar saudades.

Então, amanhã, às 22:00, quem é fã tem compromisso marcado!!!!

"Siga as evidências" - Gil Grissom

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Função da placenta, cordão umbilical e saco amniótico.

É comum ver as pessoas errando feio sobre a função destas três estruturas envolvidas com o desenvolvimento fetal: placenta, cordão umbilical e saco amniótico. Já cansei de ver gente falando que a placenta "envolve" o bebê, e o cordão é o responsável por sua nutrição (não deixa de ser), então, vamos explicar direito! Então vamos por partes: O que é a placenta? Basicamente, a placenta é uma estrutura formada por células trofoblásticas (células externas da blástula, estrutura que se forma após a fecundação e divisão celular do óvulo). Ela começa a se formar por volta do 16º dia após a fecundação. Ela fica localizada em geral na parte superior do útero, NUNCA envolvendo o feto todo!!! Em alguns casos, a placenta pode se localizar na saída do útero (placenta prévia). Quando isto ocorre no início da gravidez, em geral ela acaba subindo e assumindo a posição correta. Se por acaso, no final da gravidez ela não estiver na posição correta e continuar bloqueando a saída do útero

O uso indiscriminado de antibióticos e a resistência bacteriana

Hoje vi uma imagem compartilhada no Facebook que me preocupou muito. Uma manicure ensinava a adicionar amoxicilina ao esmalte, com a intenção de fortalecer as unhas. Você tem noção do risco que este tipo de atitude trás para sua saúde?? A amoxicilina é um antibiótico, um derivado da penicilina, cuja venda é controlada no Brasil, ou seja, para comprar é preciso receita, e uma via da receita fica retida na farmácia. Isso é frescura?? Não, pode ter certeza que não. Antibióticos, principalmente os derivadas da penicilina, possuem um risco muito alto de gerar reações alérgicas (ou seja, são altamente alergênicos). Por isso, o uso indiscriminado pode acabar gerando sensibilização e reações alérgicas. Imagine, ficar usando o remédio a toa, e quando tiver uma infecção, não poder usá-lo poi desenvolveu alergia??? Outro fator de risco: a resistência das bactérias. Bactérias resistentes a antibióticos ocorrem de forma natural. Estudos já estimaram que no Brasil até 80% das bactér

O perigo de se misturar água sanitária com outros produtos!!

Primeiro de tudo: o que é Água Sanitária? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “são soluções aquosas à base de hipoclorito de sódio ou cálcio, com teor de cloro ativo entre 2,0 a 2,5% p/p, durante o prazo de validade (máximo de 6 meses). Produto poderá conter apenas hidróxido de sódio ou cálcio, cloreto de sódio ou cálcio e carbonato de sódio ou cálcio como estabilizante. Pode ter ação como alvejante e de desinfetante de uso geral”. O hipoclorito de sódio, NaClO, é um sal formado a partir da reação do Hidróxido de sódio (NaOH) com o gás cloro (Cl). Misturar água sanitária com outros produtos pode ter péssimos resultados!! Água sanitária + vinagre: Quando o NaClO reage com o ácido acético (CH 3 COOH) O que se forma é o ácido hipocloroso, que ao entrar em contato com o aparelho respiratório, pode causar sérios danos. Água sanitária + amônia: Muitos produtos de limpeza contém amônia (NH 3 ). Em geral detergentes, desinfetantes, ceras