sábado, 31 de janeiro de 2015

O perigo de se misturar água sanitária com outros produtos!!

Primeiro de tudo: o que é Água Sanitária?


De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “são soluções aquosas à base de hipoclorito de sódio ou cálcio, com teor de cloro ativo entre 2,0 a 2,5% p/p, durante o prazo de validade (máximo de 6 meses). Produto poderá conter apenas hidróxido de sódio ou cálcio, cloreto de sódio ou cálcio e carbonato de sódio ou cálcio como estabilizante. Pode ter ação como alvejante e de desinfetante de uso geral”.

O hipoclorito de sódio, NaClO, é um sal formado a partir da reação do Hidróxido de sódio (NaOH) com o gás cloro (Cl). Misturar água sanitária com outros produtos pode ter péssimos resultados!!

Água sanitária + vinagre:


Quando o NaClO reage com o ácido acético (CH3COOH)

reação entre água sanitária e vinagre


O que se forma é o ácido hipocloroso, que ao entrar em contato com o aparelho respiratório, pode causar sérios danos.

Água sanitária + amônia:


Muitos produtos de limpeza contém amônia (NH3). Em geral detergentes, desinfetantes, ceras e produtos para limpar piso contém a substância. Quando ela reage com o NaClO, pode formar as chamadas cloraminas, substâncias conhecidas pelo risco que trazem ao organismo.

reação formação cloramina


Através de uma reação de dupla troca, neste exemplo vemos a formação da monocloramina e água.

A mistura de água sanitária com limpadores extra fortes (tipo Veja X14, Lisol) também não é aconselhada, uma vez que estes limpadores contém grandes quantidades de cloro, entre outras substâncias.


Basicamente, o recado é: NUNCA misture produtos de limpeza. Se possível, procure evitar o uso de produtos muito fortes. Vinagre e bicarbonato de sódio, por exemplo, são excelentes substitutos!!!




5 comentários:

  1. Professora, obrigada. Este post causará mudança em meus hábitos e melhorará a qualidade de vida de minha família e minha. Sua iniciativa ajuda a salvar vidas. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, conscientização e muito importante, muitas vezes temos atitudes que são arriscadas, sem saber!!! Obrigada

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Eu usei cloro com veja e amonia pra limpa casa agora nao paro de espirra oqe faco pra isso para eu para de espirra

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia... Tinha mofo no meu quarto, daí Misturei vinagre, sal, água e alvejante... Fiquei sem conseguir respirar direito...

    ResponderExcluir