Pular para o conteúdo principal

Ligações intermoleculares

Com o objetivo de alcançar a estabilidade, os átomos fazem ligações entre sí.Quando dois ou mais átmos de elementos químicos se unem para formar uma molécula, ocorrem LIGAÇÕES INTERMOLECULARES. Essas ligações podem ocorrer pela troca ou compartilhamento de elétrons da camada de valencia.


LIGAÇÕES IÔNICAS

Ocorre com a troca de elétrons, ou seja, um átomo doa elétrons, enquanto o outro recebe. Ocorrem sempre entre um átomo do grupo dos METAIS, que doa elétrons, e um do grupo dos NÃO METAIS, que recebe elétróns.


Tabela periódica mostrando apenas os elementos pertencentes ao grupo dos Metais.




Tabela periódica mostrando apenas os elementos pertencentes ao grupo dos Não metais.



Assim, temos a formação de ÍONS, dando origem aos COMPOSTOS IONICOS. As principais características destes compostos são o fato de estarem sempre em estado sólido na temperatura ambiente (seu ponto de fusão é muito alto), e formarem RETÍCULOS CRISTALINOS (formam cristais).
O GIF abaixo traz um exemplo de ligação iônica, onde o Sódio (Na) doa 1 elétron para o Flúor (F). O Na fica positivo (vira um cátion) e o F fica negativo (vira um ânion). Ambos se unem pela diferença de carga elétrica, formando o sal FLUORETO DE SÓDIO.



LIGAÇÕES COVALENTES

Ao contrário das ligações iônicas, as ligações COVAENTES ocorrem pelo COMPARTILHAMENTO de elétrons, ou seja, um mesmo elétron "circula" entre dois átomos. Ela ocorre entre átomos do grupo dos Não metais.
Por ser uma ligação menos estável do que a iônica, o ponto de fusão das subetâncias covalentes é em geral muito mais baixo, e elas podem ser encontradas nos três estados físicos:

GASOSO: Todos os gases (O2, H2, CO2, etc).
LÍQUIDO: Todos os líquidos.
SÓLIDO: açucar, carvão, proteínas, lípídeos, etc

O GIF abaixo mostra a ligação entre 2 átomos de Hidrogênio, formando o gás H2:




LIGAÇÃO METÁLICA


Como os metais tem grande capacidade de doar elétrons, podemos comparar a ligação metálica com a ligação covalente, onde há um compartlilhamento de elétrons. Mas, neste caso, a ligação ocorre entre átomos de metais. Os elétrons dos metais formam um "mar de elétrons", com grande quantidade de elétrons circulando de forma livre e mantendo os átomos ligados. Essa ligação dá origem às LIGAS METÁLICAS (bronze, aço, liga de ouro, etc).



O GIF abaixo mostra a formação do mar de elétrons.





É isso, bons estudos!!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Função da placenta, cordão umbilical e saco amniótico.

É comum ver as pessoas errando feio sobre a função destas três estruturas envolvidas com o desenvolvimento fetal: placenta, cordão umbilical e saco amniótico. Já cansei de ver gente falando que a placenta "envolve" o bebê, e o cordão é o responsável por sua nutrição (não deixa de ser), então, vamos explicar direito! Então vamos por partes: O que é a placenta? Basicamente, a placenta é uma estrutura formada por células trofoblásticas (células externas da blástula, estrutura que se forma após a fecundação e divisão celular do óvulo). Ela começa a se formar por volta do 16º dia após a fecundação. Ela fica localizada em geral na parte superior do útero, NUNCA envolvendo o feto todo!!! Em alguns casos, a placenta pode se localizar na saída do útero (placenta prévia). Quando isto ocorre no início da gravidez, em geral ela acaba subindo e assumindo a posição correta. Se por acaso, no final da gravidez ela não estiver na posição correta e continuar bloqueando a saída do útero

O uso indiscriminado de antibióticos e a resistência bacteriana

Hoje vi uma imagem compartilhada no Facebook que me preocupou muito. Uma manicure ensinava a adicionar amoxicilina ao esmalte, com a intenção de fortalecer as unhas. Você tem noção do risco que este tipo de atitude trás para sua saúde?? A amoxicilina é um antibiótico, um derivado da penicilina, cuja venda é controlada no Brasil, ou seja, para comprar é preciso receita, e uma via da receita fica retida na farmácia. Isso é frescura?? Não, pode ter certeza que não. Antibióticos, principalmente os derivadas da penicilina, possuem um risco muito alto de gerar reações alérgicas (ou seja, são altamente alergênicos). Por isso, o uso indiscriminado pode acabar gerando sensibilização e reações alérgicas. Imagine, ficar usando o remédio a toa, e quando tiver uma infecção, não poder usá-lo poi desenvolveu alergia??? Outro fator de risco: a resistência das bactérias. Bactérias resistentes a antibióticos ocorrem de forma natural. Estudos já estimaram que no Brasil até 80% das bactér

O perigo de se misturar água sanitária com outros produtos!!

Primeiro de tudo: o que é Água Sanitária? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “são soluções aquosas à base de hipoclorito de sódio ou cálcio, com teor de cloro ativo entre 2,0 a 2,5% p/p, durante o prazo de validade (máximo de 6 meses). Produto poderá conter apenas hidróxido de sódio ou cálcio, cloreto de sódio ou cálcio e carbonato de sódio ou cálcio como estabilizante. Pode ter ação como alvejante e de desinfetante de uso geral”. O hipoclorito de sódio, NaClO, é um sal formado a partir da reação do Hidróxido de sódio (NaOH) com o gás cloro (Cl). Misturar água sanitária com outros produtos pode ter péssimos resultados!! Água sanitária + vinagre: Quando o NaClO reage com o ácido acético (CH 3 COOH) O que se forma é o ácido hipocloroso, que ao entrar em contato com o aparelho respiratório, pode causar sérios danos. Água sanitária + amônia: Muitos produtos de limpeza contém amônia (NH 3 ). Em geral detergentes, desinfetantes, ceras