Pular para o conteúdo principal

O uso indiscriminado de antibióticos e a resistência bacteriana

Hoje vi uma imagem compartilhada no Facebook que me preocupou muito. Uma manicure ensinava a adicionar amoxicilina ao esmalte, com a intenção de fortalecer as unhas. Você tem noção do risco que este tipo de atitude trás para sua saúde??



A amoxicilina é um antibiótico, um derivado da penicilina, cuja venda é controlada no Brasil, ou seja, para comprar é preciso receita, e uma via da receita fica retida na farmácia. Isso é frescura?? Não, pode ter certeza que não.

Antibióticos, principalmente os derivadas da penicilina, possuem um risco muito alto de gerar reações alérgicas (ou seja, são altamente alergênicos). Por isso, o uso indiscriminado pode acabar gerando sensibilização e reações alérgicas. Imagine, ficar usando o remédio a toa, e quando tiver uma infecção, não poder usá-lo poi desenvolveu alergia???

Outro fator de risco: a resistência das bactérias. Bactérias resistentes a antibióticos ocorrem de forma natural. Estudos já estimaram que no Brasil até 80% das bactérias possam ser resistentes a antibióticos (DUARTE et al., 1994). Essa resistência ocorre, dentre outros fatores, em função do uso excessivo dos antibióticos: quanto mais se usa, mais as bactérias são expostas. As que são resistentes se reproduzem, fazendo com que mais  bactérias resistentes surjam. Desta forma, quando alguém precisa tomar o antibiótico para tratar uma infecção, e está contaminado com bactérias resistentes, não vai fazer efeito nenhum, e a infecção vai progredir no organismo.

Mais um fator de risco: se expor a antibióticos sem necessidade acaba por prejudicar a microbiota saudável de nossa pele e intestinos. Temos bactérias que são boas, que auxiliam nas defesas da pele, e na absorção de nutrientes pelo intestino. os antibióticos matam também essas bactérias, reduzindo nossas defesas. 

Então, por favor, não faça esse tipo de coisa: antibiótico, somente para tratar infecções, e com receita médica. Está com as unhas fracas??? Use um esmalte fortalecedor, aumente a ingestão de alimentos saudáveis (unhas fracas em geral ocorrem por má nutrição), mas antibióticos, NÃO!!!!

Referências

Duarte D.; Veras M.A.; Martins J.A. Perfil evolutivo da resistência do Staphylococcus aureus – experiência do Hospital Adventista Silvestre. In: Programa Oficial e Resumo de Trabalhos do VIII Congresso Brasileiro de Infectologia, Porto Alegre. Resumo nº 91, p. 82, 1994.

Davies, J.; Davies, D. Origins and evolution of antibiotic resistance.Microbiology and Molecular Biology Reviews, n. 74, v. 3, p. 417-433. 2010.


Comentários

  1. Eu estava com minhas unhas super frágeis, sempre usando esmalte fortalecedor e mesmo assim não adiantava, quando fui doar sangue descobri o verdadeiro motivo: ANEMIA, ou seja, falta de ferro...
    Comecei a comer mais feijão e outros alimentos com ferro em sua composição, pronto, pra mim resolveu, acredito que pra maioria da população também resolva...
    Importante sempre questionar e investigar a veracidade das informações que as pessoas passam no boca-a-boca, pode ser verdade, poder ser mito como pode ser a maior furada...
    Como disse a Andressa, usar antibióticos ou qualquer outro medicamento sem prescrição de um médico é furada, mesmo que seja só na unha, o corpo absorve mesmo assim, se não sua unha, supostamente, não fortaleceria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O perigo de se misturar água sanitária com outros produtos!!

Primeiro de tudo: o que é Água Sanitária? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “são soluções aquosas à base de hipoclorito de sódio ou cálcio, com teor de cloro ativo entre 2,0 a 2,5% p/p, durante o prazo de validade (máximo de 6 meses). Produto poderá conter apenas hidróxido de sódio ou cálcio, cloreto de sódio ou cálcio e carbonato de sódio ou cálcio como estabilizante. Pode ter ação como alvejante e de desinfetante de uso geral”. O hipoclorito de sódio, NaClO, é um sal formado a partir da reação do Hidróxido de sódio (NaOH) com o gás cloro (Cl). Misturar água sanitária com outros produtos pode ter péssimos resultados!! Água sanitária + vinagre: Quando o NaClO reage com o ácido acético (CH 3 COOH) O que se forma é o ácido hipocloroso, que ao entrar em contato com o aparelho respiratório, pode causar sérios danos. Água sanitária + amônia: Muitos produtos de limpeza contém amônia (NH 3 ). Em geral detergentes, desinfetantes, ceras

Função da placenta, cordão umbilical e saco amniótico.

É comum ver as pessoas errando feio sobre a função destas três estruturas envolvidas com o desenvolvimento fetal: placenta, cordão umbilical e saco amniótico. Já cansei de ver gente falando que a placenta "envolve" o bebê, e o cordão é o responsável por sua nutrição (não deixa de ser), então, vamos explicar direito! Então vamos por partes: O que é a placenta? Basicamente, a placenta é uma estrutura formada por células trofoblásticas (células externas da blástula, estrutura que se forma após a fecundação e divisão celular do óvulo). Ela começa a se formar por volta do 16º dia após a fecundação. Ela fica localizada em geral na parte superior do útero, NUNCA envolvendo o feto todo!!! Em alguns casos, a placenta pode se localizar na saída do útero (placenta prévia). Quando isto ocorre no início da gravidez, em geral ela acaba subindo e assumindo a posição correta. Se por acaso, no final da gravidez ela não estiver na posição correta e continuar bloqueando a saída do útero