Pular para o conteúdo principal

Entendendo o átomo - Modelos atômicos

Para começar a entender um pouco sobre química, elementos e reações químicas, antes de tudo é preciso compreender um pouco sobre um elemento central na química: o átomo. Ele, que já foi considerado a menor partícula da matéria, tem papel fundamental em todo o processo de compreensão da química. Vamos lá!

História do átomo:

Dalton: o primeiro modelo atômico


Em 1808 John Dalton propôs uma explicação da natureza da matéria:
1. “Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos”.
2. “Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”.
3. “Átomos de diferentes elementos apresentam massa e propriedades diferentes”.
4. “Átomos são permanentes e indivisíveis, não podendo ser criados e nem destruídos”.
5. “As reações químicas correspondem a uma reorganização de átomos”.
6. “Os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas”.

Ou seja, de acordo com ele, o átomo se pareceria com uma "bolinha de gude" de proporções microscópicas. Algo mais ou menos assim:


modelo atômico de Dalton


Modelo atômico de Thomson


Esse modelo permaneceu por muito tempo. Até quem, em 1827, Joseph John Thomson formulou a teoria de que os átomos seriam uma esfera com carga elétrica positiva onde estariam dispersos os elétrons, partículas de carga negativa, suficientes para que a carga total do átomo fosse nulaEsse foi o primeiro modelo a divisibilidade do átomo, ficando o modelo conhecido como “pudim de passas."


modelo atômico de Thomson

Modelo de Rutherford


Pois bem, a existência dos elétrons era aceita, mas o átomo continuava uma massa sólida, que não poderia ser dividida. Em 1911, Ernest Rutherford, estudando a trajetória de partículas a (partículas positivas) emitidas pelo elemento radioativo polônio, bombardeou uma fina lâmina de ouro.  Ele observou que:

•A maioria das partículas a atravessavam a lâmina de ouro sem sofrer desvio em sua trajetória (logo, há uma grande região de vazio, que passou a se chamar eletrosfera);

•Algumas partículas sofriam desvio em sua trajetória: haveria uma repulsão das cargas positivas (partículas a) com uma região pequena também positiva (núcleo).

•Um número muito pequeno de partículas batiam na lâmina e voltavam (portanto, a região central é pequena e densa, sendo composta portanto, por prótons).


experimento de Rutherford


   
    Rutherford concluiu que a lâmina de ouro seria constituída por átomos formados com um núcleo muito pequeno carregado positivamente (no centro do átomo) e muito denso, rodeado por uma região comparativamente grande onde estariam os elétrons.










Modelo atômico de Bohr


    Niels Bohr Trabalhou com Rutherford, e em 1913 propôs algumas alterações ao seu modelo atômico:






  •       Os elétrons  só podem ocupar níveis de energia bem definidos; 
  •       Os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas com energias diferentes.



     As órbitas interiores apresentam energia mais baixa e à medida que se encontram mais afastadas do núcleo o valor da sua energia é maior.





Os níveis descritos por Bohr são os níveis
eletrônicos, representados simplesmente por "n" ou número quântico.





Se você quiser saber um pouco mais mais sobre os átomos, nêutrons e elétrons, veja este vídeo da Khan Academy



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Função da placenta, cordão umbilical e saco amniótico.

É comum ver as pessoas errando feio sobre a função destas três estruturas envolvidas com o desenvolvimento fetal: placenta, cordão umbilical e saco amniótico. Já cansei de ver gente falando que a placenta "envolve" o bebê, e o cordão é o responsável por sua nutrição (não deixa de ser), então, vamos explicar direito! Então vamos por partes: O que é a placenta? Basicamente, a placenta é uma estrutura formada por células trofoblásticas (células externas da blástula, estrutura que se forma após a fecundação e divisão celular do óvulo). Ela começa a se formar por volta do 16º dia após a fecundação. Ela fica localizada em geral na parte superior do útero, NUNCA envolvendo o feto todo!!! Em alguns casos, a placenta pode se localizar na saída do útero (placenta prévia). Quando isto ocorre no início da gravidez, em geral ela acaba subindo e assumindo a posição correta. Se por acaso, no final da gravidez ela não estiver na posição correta e continuar bloqueando a saída do útero

O uso indiscriminado de antibióticos e a resistência bacteriana

Hoje vi uma imagem compartilhada no Facebook que me preocupou muito. Uma manicure ensinava a adicionar amoxicilina ao esmalte, com a intenção de fortalecer as unhas. Você tem noção do risco que este tipo de atitude trás para sua saúde?? A amoxicilina é um antibiótico, um derivado da penicilina, cuja venda é controlada no Brasil, ou seja, para comprar é preciso receita, e uma via da receita fica retida na farmácia. Isso é frescura?? Não, pode ter certeza que não. Antibióticos, principalmente os derivadas da penicilina, possuem um risco muito alto de gerar reações alérgicas (ou seja, são altamente alergênicos). Por isso, o uso indiscriminado pode acabar gerando sensibilização e reações alérgicas. Imagine, ficar usando o remédio a toa, e quando tiver uma infecção, não poder usá-lo poi desenvolveu alergia??? Outro fator de risco: a resistência das bactérias. Bactérias resistentes a antibióticos ocorrem de forma natural. Estudos já estimaram que no Brasil até 80% das bactér

O perigo de se misturar água sanitária com outros produtos!!

Primeiro de tudo: o que é Água Sanitária? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “são soluções aquosas à base de hipoclorito de sódio ou cálcio, com teor de cloro ativo entre 2,0 a 2,5% p/p, durante o prazo de validade (máximo de 6 meses). Produto poderá conter apenas hidróxido de sódio ou cálcio, cloreto de sódio ou cálcio e carbonato de sódio ou cálcio como estabilizante. Pode ter ação como alvejante e de desinfetante de uso geral”. O hipoclorito de sódio, NaClO, é um sal formado a partir da reação do Hidróxido de sódio (NaOH) com o gás cloro (Cl). Misturar água sanitária com outros produtos pode ter péssimos resultados!! Água sanitária + vinagre: Quando o NaClO reage com o ácido acético (CH 3 COOH) O que se forma é o ácido hipocloroso, que ao entrar em contato com o aparelho respiratório, pode causar sérios danos. Água sanitária + amônia: Muitos produtos de limpeza contém amônia (NH 3 ). Em geral detergentes, desinfetantes, ceras