Pular para o conteúdo principal

A ciência do avião de papel.

Já parou para pensar nos conceitos científicos que estão inseridos em um simples aviãozinho de papel?? Parece uma brincadeira, mas se formos observar, tem muita física envolvida nele!!!


Qual os princípios científicos por trás do avião de papel

Os princípios que mantém um avião de papel no ar são os mesmo que mantém um avião de metal no ar.

SUSTENTAÇÃO

É a força responsável por manter o avião no ar. Ela é gerada pelo movimento do avião no ar, e pode ser explicada por dois princípios básicos da física: o Princípio de Bernoulli e a Terceira Lei de Isaac Newton.

O Princípio de Bernoulli foi estabelecido pelo físico suíço Daniel Bernoulli, e diz que "Se a velocidade de uma partícula de um fluido aumenta enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente, a pressão do fluido deve diminuir e vice-versa". Ou seja, de forma mais simples, quanto maior a velocidade de escoamento de um fluído, menor a pressão dele. Ao lembrarmos que o ar é um fluído, fica fácil compreender que, quanto maior a velocidade, menor a pressão. Assim, tanto nos aviões de verdade, quanto nos de papel, a aerodinâmica faz com que o ar se mova com maior velocidade na parte de cima de suas asas, o que reduz a pressão sobre elas, possibilitando o voo. 


Princípio de Bernuolli

Basicamente, quanto maior a asa, mais força de sustentação o avião de papel terá. Mas, por outro lado, uma asa maior significa também maior área de atrito, o que fará o avião perder sustentação logo, então será um vôo curto.

GRAVIDADE

Bem, não precisamos apresentar tanto essa senhora: de forma resumida, é ela quem tem que ser vencida, pois puxa o avião de volta para o solo.

ARRASTO

Também conhecida como Força de Resistência do Ar, está presente em todos os tipos de movimento, seja em maior ou menor intensidade. No caso do avião de papel, como não existe a tubina, responsável pela impulsão do avião comum, o arrasto acaba por reduzir a aceleraçãoe, junto com o atrito, brecar o avião. Aí a gravidade faz seu papel!!

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CAMPEONATO MUNDIAL DE AVIÕES DE PAPEL???

Sim, e patrocinado por ninguém menos que a Red Bull!!!

Todos os anos, o Red Bull Papers Wings reune participantes de diversas partes do mundo que, após estudar muita física para desenvolver os melhores aviões de papel!! Confira no site oficial um pouco mais sobre a história da competição


Gostou? Aproveita e se inscreve também no nosso canal do Youtube, tem muito mais coisa legal por lá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Função da placenta, cordão umbilical e saco amniótico.

É comum ver as pessoas errando feio sobre a função destas três estruturas envolvidas com o desenvolvimento fetal: placenta, cordão umbilical e saco amniótico. Já cansei de ver gente falando que a placenta "envolve" o bebê, e o cordão é o responsável por sua nutrição (não deixa de ser), então, vamos explicar direito! Então vamos por partes: O que é a placenta? Basicamente, a placenta é uma estrutura formada por células trofoblásticas (células externas da blástula, estrutura que se forma após a fecundação e divisão celular do óvulo). Ela começa a se formar por volta do 16º dia após a fecundação. Ela fica localizada em geral na parte superior do útero, NUNCA envolvendo o feto todo!!! Em alguns casos, a placenta pode se localizar na saída do útero (placenta prévia). Quando isto ocorre no início da gravidez, em geral ela acaba subindo e assumindo a posição correta. Se por acaso, no final da gravidez ela não estiver na posição correta e continuar bloqueando a saída do útero

O uso indiscriminado de antibióticos e a resistência bacteriana

Hoje vi uma imagem compartilhada no Facebook que me preocupou muito. Uma manicure ensinava a adicionar amoxicilina ao esmalte, com a intenção de fortalecer as unhas. Você tem noção do risco que este tipo de atitude trás para sua saúde?? A amoxicilina é um antibiótico, um derivado da penicilina, cuja venda é controlada no Brasil, ou seja, para comprar é preciso receita, e uma via da receita fica retida na farmácia. Isso é frescura?? Não, pode ter certeza que não. Antibióticos, principalmente os derivadas da penicilina, possuem um risco muito alto de gerar reações alérgicas (ou seja, são altamente alergênicos). Por isso, o uso indiscriminado pode acabar gerando sensibilização e reações alérgicas. Imagine, ficar usando o remédio a toa, e quando tiver uma infecção, não poder usá-lo poi desenvolveu alergia??? Outro fator de risco: a resistência das bactérias. Bactérias resistentes a antibióticos ocorrem de forma natural. Estudos já estimaram que no Brasil até 80% das bactér

O perigo de se misturar água sanitária com outros produtos!!

Primeiro de tudo: o que é Água Sanitária? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “são soluções aquosas à base de hipoclorito de sódio ou cálcio, com teor de cloro ativo entre 2,0 a 2,5% p/p, durante o prazo de validade (máximo de 6 meses). Produto poderá conter apenas hidróxido de sódio ou cálcio, cloreto de sódio ou cálcio e carbonato de sódio ou cálcio como estabilizante. Pode ter ação como alvejante e de desinfetante de uso geral”. O hipoclorito de sódio, NaClO, é um sal formado a partir da reação do Hidróxido de sódio (NaOH) com o gás cloro (Cl). Misturar água sanitária com outros produtos pode ter péssimos resultados!! Água sanitária + vinagre: Quando o NaClO reage com o ácido acético (CH 3 COOH) O que se forma é o ácido hipocloroso, que ao entrar em contato com o aparelho respiratório, pode causar sérios danos. Água sanitária + amônia: Muitos produtos de limpeza contém amônia (NH 3 ). Em geral detergentes, desinfetantes, ceras